GALA TOUCA’OURO DISTINGUIU PERSONALIDADES QUE DERAM MUITO À NATAÇÃO DE ESTARREJA

27-04-2022

Realizou-se no dia 25 de Abril de 2022 a Gala Touca D'Ouro no Cine Teatro de Estarreja. Esta Gala serviu para comemorar os 34 anos de existência da secção de natação do Clube Desportivo de Estarreja, mas também para distinguir as personalidades que deram tudo para a construção da equipa que é hoje.

Esta Gala contou com a música da Banda Visconde de Salreu, as danças da SED Dança e Artes Corporais, e com o cantor Carlos Miguel Oliveira que abrilhantaram a tarde. A apresentação da Gala foi por conta da Joana Ribeiro Sousa e com o trabalho multimédia da UNCLE multimédia.

O primeiro prémio da tarde foi o prémio Treinador D'Ouro em que foram entregues dois prémios, Jorge Crespo, treinador do clube desde a sua fundação em 1988 até Agosto de 2007, e na mesma categoria Vitor Mano que iniciou a sua carreira como treinador do CDE no ano 2009 até aos dias de hoje.

Na categoria seguinte Nadador D'Ouro contou com 5 premiados, José Almeida atleta da década de 90 com características fundista, Rosa Oliveira primeira campeã nacional pelo clube e que posteriormente ingressou na equipa do Futebol Clube do Porto, estando ainda nos dias de hoje na alta competição, João Santos que esteve presente no clube durante 10 épocas e que ainda hoje detém alguns dos records do clube, Inês Teixeira que se sagrou campeão nacional júnior no 50 bruços na época 2017/2018 e por fim Mateus Fidalgo que se sagrou campeão nacional júnior nos 50 mariposa na época 2018/2019.

Como todos clubes têm nos seus alicerces dirigentes, esta Gala também atribuiu 3 prémios de Dirigente D'Ouro. Joaquim Pinho foi um dos fundadores da secção de natação e ao fim de 9 anos, na época de 1996/97 deixou a função de delegado, António Castro foi uma das pessoas que sempre incentivou a interacção entre atletas, dirigentes e treinadores, e por fim nesta categoria João Santos e Judite Ferreira que em 2010 assumiram a direcção e mantiveram-se por 10 épocas à frente da secção de natação.

Como tudo isto só pode acontecer com a ajuda das entidades oficiais, foi distinguida com o prémio Mérito D'Ouro Maria Lurdes Breu que no seu exercício do seu cargo enquanto Presidente da Câmara de Estarreja e com a pretensão de dinamizar a piscina recém-construída iniciou o processo de início da natação de Estarreja.

Por ultimo a distinção mais importante da tarde, Touca D'Ouro premiou o que é o reconhecimento final de quem deu, fez e trabalhou para que todos nós tivéssemos aqui hoje. "Será para sempre o responsável pelo nascimento desta secção. Que deu corpo e alma a este desporto em Estarreja. Assim se perpétua também a sua memória... " Este prémio foi entregue ao fundador da secção de natação Sérgio Cunha.