INFANTIS DE ESTARREJA EM COMPETIÇÃO NOS CAMPEONATOS NACIONAIS
Decorreu nos dias 21, 22 e 23 de Julho 2023 nas Piscinas Municipais de V.N. Famalicão o Campeonato Nacional de Infantis, prova que contou com a presença de 478 jovens nadadores (251 masculinos e 227 femininos), em representação de 103 clubes.
O Estarreja/PROZINCO fez-se representar por 3 nadadores Dinis Rocha, João Santos e Leonor Ferreira.
Nesta competição Nacional a classificação final individual é atribuída em função do somatório da pontuação Rudolph (tabela Rudolph mais recente, em vigor à data da competição) nas provas seleccionadas por cada nadador, por escalão etário (Infantis A e B) e sexo, e foram entregues prémios aos 10 primeiros classificados de cada escalão/sexo.
Aquando da inscrição, cada nadador foi inscrito obrigatoriamente em quatro (4) provas, respeitando os seguintes pressupostos: - Uma prova de 200m sendo que esta deverá ser diferente da técnica da prova de 100m, uma prova de 100m sendo que esta deverá ser diferente da técnica da prova de 200m, a Prova de 400m Livres e a Prova de 200m Estilos.
Numa competição ao mais alto nível, todos atletas do clube estiveram em boa forma sendo o maior destaque para o atleta Dinis Rocha que terminou em 3º lugar a prova dos 200m Bruços.
Durante esta competição também foram atribuídos os prémios do Torneio Nacional de Fundo de Infantis 2022/2023, organizados pelas Associações Territoriais que foram disputados até ao dia 28 de Maio de 2023, em piscina de 25 metros. Participaram neste Torneio Nacional de Fundo de Infantis os nadadores das categorias de Infantis A e B, de ambos os sexos, e que tenham obtido o TAC nas respectivas provas, definidos, em cada Associação.
Em
termos nacionais, procedeu-se à elaboração de uma classificação final
individual e colectiva. A classificação final individual foi dividida por
escalão etário e sexo, através do somatório (800L/1500L+400E) das pontuações da
tabela FINA em vigor à data da competição, de cada nadador(a) que possibilitou
definir um ranking nacional deste Torneio. Para a classificação final colectiva
pontuaram os três primeiros nadadores de cada clube, por escalão etário e sexo,
que permitiram elaborar um ranking nacional de clubes deste Torneio. O atleta
Dinis Rocha obteve o 10º lugar tendo sido premiado com um diploma da FPN.